sábado, 4 de dezembro de 2010

A MENTIRA


Acredito que atribuir a responsabilidade pelas mazelas da violência a meia dúzia de jovens marginalizados (transformados em feras) que estão nas favelas do Rio de Janeiro é uma grande mentira que, quando reiteradamente repetida, pode se tornar uma falsa verdade.
A sociedade que se queixa da violência é a mesma que nada cobrou quanto a investimentos e políticas públicas para educação, cultura, habitação digna, saúde e lazer durante os 111 anos da República no Brasil.
Mas propagar a formação do “Ministério da Segurança Pública”, como ocorreu na última campanha presidencial, tornou-se prioridade para muita gente, que acredita ser o único caminho para combater a violência.
A FORÇA
A solução do problema não está no uso desmedido da força, com ocupações policiais e operações militares de guerra. Vivemos num país riquíssimo em tudo, mas paupérrimo em desenvolvimento humano e social, o que se constitui numa contradição.
Por que os mesmos que pedem o uso das forças militares não exigem também o melhor emprego do orçamento público em ações sociais para todos (não apenas para os ricos e a classe média), que possam, de fato, transformar o ser humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog